A construção da Bolsa Oficial de Café entrou na agenda nacional das comemorações do Centenário da Independência, e a inauguração do edifício, em 1922, encerrava as solenidades no Estado de São Paulo.
A Bolsa Oficial de Café e Mercadorias teve seu auge entre 1917 e 1929. Ela sentiu bastante os efeitos da crise econômica mundial iniciada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, que levou à queda gradual nas atividades da bolsa santista.
O edifício da Bolsa Oficial de Café passou por restauração, concluída em 1998, e se tornou um monumento de grande importância histórica, oferecendo instalações adequadas para o funcionamento do Museu do Café, dentro de uma concepção moderna e versátil. No mesmo ano foi concedido à Associação dos Amigos dos Cafés do Brasil, pelo Decreto Estadual n° 43.389, a permissão de uso.
Atualmente, o Museu dos Cafés possui exposição permanente que conta a trajetória do café no Brasil e apresenta exposições temporárias ao longo do ano.
O Museu do Café é uma Organização Social ligada a Secretaria de Estado e Cultura de São Paulo e fica à Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.
O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h, sempre com fechamento da bilheteria ás 16h15. Os ingressos para visitação custam R$5,00, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 8h ás 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.
Foto: site Novo Milênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário