terça-feira, 27 de abril de 2010

Você sabe como se cultiva o café?


As sementes de café são cuidadas em viveiros até se tornarem mudas. Depois de dois ou três anos, entre as folhas verdes, surgem flores brancas e começa o nascimento do fruto.
Chega a época da colheita, quando alguns frutos maduros começam a cair no chão. Outros frutos são desprendidos dos galhos com a ajuda dos trabalhadores das fazendas.
Os frutos são recolhidos e peneirados para que sujeiras, como, pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas.
Os frutos maduros, em sua maior parte, cor de cereja, são espalhados no terreiro. O sol seca esses grãos e eles escurecem.
Já secos, os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros paises.
Para se transformar em bebida, os grãos são colocados no torrador. Em uma temperatura de até 250 graus Celcius, a fornalha aquece o ar para torrar o café. Os grãos verdes ficam marrons.
No moinho, os grãos torrados são transformados em café moido. O café moido vai para os depósitos, onde é empacotado e está pronto para ser levado ao consumidor.
O segredo de um café saboroso é a qualidade da seleção dos grãos e o correto ponto de torrefação. Para prepará-lo esquente a água filtratada sem deixá-la ferver. Coloque pó de café e despeje no coador, servindo com açucar a gosto.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Falando Café

O nosso famoso café, pode ser dito de diversas formas pelo mundo, confira algumas formas de falar café.

China- Kafei
Dinamarca- Kaffe
Egipto- Masbout
Israel- Kavah, Kaffee
Filândia- Khavi
França- Café
Alemanha- Kaffee
Grécia- Kafes
Hungria- Kave
Itália- Caffe
Holanda- Koffie
Noruega- Kaffee
Portugal- Café
Espanha. Café
Croácia- Kava

terça-feira, 20 de abril de 2010

Exposição Permanente


O Museu do Café recebe exposições temporárias e mantém uma exposição permanente contanto toda a trajetória do café no Brasil.

Na exposição podemos apreciar fotografias, maquetes e painéis que ajudam o visitante a entender toda a riqueza que o café trouxe para Santos, proporcionado-lhe um grande desenvolvimento.

sábado, 17 de abril de 2010

Conhecendo o Museu do Café

O Palácio da Bolsa Oficial de Café

O prédio do Museu do Café é uma das construções mais bonitas do centro historico de Santos, foi inspirado em um projeto frances no estilo do Renascimento Italiano e inaugurado em 7 de setembro de 1922.
O edificio tem o estilo ecletico podendo ser notadas influências de vários estilos arquitetônicos, com três fachadas independentes: uma na Rua Frei Gaspar, torre voltada para a Praça Azevedo Júnior e pórtico da entrada principal na Rua XV de Novembro.

Com mais de duzentas portas e janelas, em cerca de seis mil metros de área construída, foi criado para abrigar a principal Bolsa de Café e Mercadorias do mundo, porque Santos à época era a maior praça cafeeira do planeta.

A obra é marcada pela diversidade de origem do material de construção: telhas e pisos da França, mármores da Itália, Espanha e Grécia e ladrilhos da Alemanha. O interior do prédio também é luxuoso e requintado: cristais belgas e bronzes franceses.

A Bolsa Oficial de Café e Mercadorias teve seu auge entre 1917 e 1929, sentindo bastante os efeitos da crise econômica mundial iniciada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Em 1937, foi fechada por tempo indeterminado e algum tempo depois foi reaberta, porém a decadência no comércio do café continuou se acentuando.

No primeiro andar do prédio, ainda por muitos anos após o encerramento dos pregões, funcionou até o final da década de 1970 um requintado restaurante, onde eram comuns as reuniões periódicas de diversos clubes santistas, como o 21 Irmãos Amigos e o Rotary Club de Santos.

Em 22 de setembro de 1981, o prédio da Bolsa foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), garantindo oficialmente sua preservação. Até 1986, quando foi desativado, funcionou para a divulgação da cotação do café no mercado internacional.

A Bolsa do Café foi reinaugurada em 25 de setembro de 1998, após um trabalho que demorou 14 meses, e mantido pela pela Associação Amigos do Museu do Café.
 

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Museu do Café abre projeto “Café com música”

Apresentações musicais gratuitas serão realizadas quinzenalmente aos domingos, a partir das 15h00, no espaço da Cafeteria do Museu.


Tardes de domingo, um ótimo café e música de qualidade. Esse é o programa que o Museu do café oferece aos turistas e moradores da Baixada Santista a partir do dia 11 de abril, com projeto “Café com Música”. As apresentações musicais gratuitas serão realizadas quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 15h00, no espaço da cafeteria do Museu.

Confira a programação:

Dia 25/04 – Apresentação da cantora Patrícia Antunes que irá interpretar sucessos internacionais e canções de MPB.

Dia 09/05 – Em celebração ao Dias das Mães, o grupo vocal AlenVox apresenta canções que se eternizam no universo da Música Popular Brasileira.

Dia 23/05 – O show fica por conta da banda Tirolli Dixie land, com repertório contagiante de jazz tradicional ao estilo New Orleans.

Dia 06/06 - Apresentação de Mauro Hector e Marcos Paulo, interpretando clássicos do jazz e do blues norte-americano.

Dia 20/06 - Encerrando a agenda trimestral do projeto “Café com Música”, Marcos Canduta e Débora Gozzoli apresentam o show “Choro de Bolso”, com repertório de MPB, samba e choro.


O projeto “Café com Música” é uma realização do Museu do Café e do Governo do Estado de São Paulo com patrocínio do conselho do Exportadores de Café do Brasil (CECAFE).

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nossa cafeteria

Por sugestões dos visitantes do Museu do Café foi criada a Cafeteria do Museu no ano de 2000 dentro do próprio edifício. Ela começou como um pequeno empreendimento, mas a alta qualidade dos produtos e serviços tornaram a Cafeteria do Museu em uma das mais bem conceituadas cafeterias do Brasil, recebendo um público de aproximadamente 600 pessoas por dia.

A Cafeteria recebeu da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) a premiação Premium, dentro do progama de abrangência do circuito nacional Círculo do Café de Qualidade e além disso recebeu por 3 anos consecutivos, 2007, 2008 e 2009, o título de Melhor Cafeteria da Baixada Santista pela revista Veja.

A Cafeteria do Museu comercializa  os melhores tipos de cafés exportados pelo Brasil e serve um "cafezinho" que é um blend de cafés. Também disponibiliza a seus clientes bolos, tortas, doces, sorvetes, sanduiches, drinks a base de café e muito mais. Possui um atendimento que faz toda a diferença, com funcionários treinados e motivados com visitas em fazendas de café e participação em campeonatos de baristas.





sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um pouco da nossa história

A construção da Bolsa Oficial de Café entrou na agenda nacional das comemorações do Centenário da Independência, e a inauguração do edifício, em 1922, encerrava as solenidades no Estado de São Paulo.

A Bolsa Oficial de Café e Mercadorias teve seu auge entre 1917 e 1929. Ela sentiu bastante os efeitos da crise econômica mundial iniciada com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, que levou à queda gradual nas atividades da bolsa santista.

O edifício da Bolsa Oficial de Café passou por restauração, concluída em 1998, e se tornou um monumento de grande importância histórica, oferecendo instalações adequadas para o funcionamento do Museu do Café, dentro de uma concepção moderna e versátil. No mesmo ano foi concedido à Associação dos Amigos dos Cafés do Brasil, pelo Decreto Estadual n° 43.389, a permissão de uso.

Atualmente, o Museu dos Cafés possui exposição permanente que conta a trajetória do café no Brasil e apresenta exposições temporárias ao longo do ano.




O Museu do Café é uma Organização Social ligada a Secretaria de Estado e Cultura de São Paulo e fica à Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.




O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h, sempre com fechamento da bilheteria ás 16h15. Os ingressos para visitação custam R$5,00, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado, das 8h ás 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.






Foto: site Novo Milênio