Faz parte da rotina do brasileiro tomar, pelo menos, um cafezinho por dia. No entanto, suas propriedades vão além da tradição e costume. Agora o café também é usado em cosméticos que prometem ajudar a tornear o corpo da mulher.
Alguns produtos de beleza à base de suas sementes trabalham ativamente reafirmando, afinando e redefinindo as curvas. O coffee-sculptor, um dos produtos do mercado, tem ação de suavizar a pele e de auxiliar a eliminação de gorduras em regiões como coxas e abdômen.
Segundo a consultora de beleza e estética Vânia Emilliozzi, que utiliza o coffee-sculptor, suas principais características são de "ocasionar um efeito de drenagem, agindo diretamente na camada adiposa". Ela ainda afirma que o uso dos produtos que a paciente pode passar em casa, juntamente com a linha profissional, pode gerar um resultado muito benéfico.
E não é só o café que auxilia alguns tratamentos estéticos. Isso porque o uso de produtos naturais para produção de cosméticos é cada vez mais freqüente, como camomila, jasmim, babosa, girassol, mel, maracujá e chocolate. A maior parte das substâncias usadas para sua fabricação pertence ao grupo dos produtos naturais modificados. Ou seja, a matéria-prima principal do cosmético vem da natureza, mas ele é adaptado em laboratório para agir especificamente no problema tratado.
Como a prática de fabricação de produtos naturais está cada vez mais comum, é importante ficar atento às receitas caseiras. Segundo a dermatologista Carla Pécora, em geral, estes produtos utilizam algumas substâncias que podem prejudicar a pele.